Dia de prevenção a tuberculose e hanseníase

O Grupo Sanfrancisco começou esta semana(13.04) com um evento interno que contou com a presença de enfermeira e agentes de saúde do Posto de Saúde Familiar(PSF) Dr.Hermínio da cidade de Petrolândia-PE.  Funcionários estiveram presentes e receberam orientações através de palestra realizada pela enfermeira Adna, que explorou aspectos da campanha para a prevenção da tuberculose e hanseníase. Na oportunidade, funcionários também realizaram o teste de glicose, aferição da pressão arterial, além da distribuição de camisinhas e panfletos educativos.

Você precisa saber:

A hanseníase é causada por uma microbactéria chamada bacilo de Hansen. A transmissão acontece pelas vias respiratórias e, algumas vezes, por meio de contato com ferimentos na pele do doente. A doença começa com uma ou mais manchas esbranquiçadas ou avermelhadas na pele, em qualquer parte do corpo. Também pode apresentar nódulos e áreas de intumescimento na face e orelha, além de câimbras e formigamentos.

O sintoma mais freqüente da Tuberculose pulmonar no adulto é a TOSSE. Toda pessoa que apresente tosse que dure 3 semanas ou mais é chamada de SINTOMÁTICO RESPIRATÓRIO e deve ser encaminhada ao médico para pesquisa de Tuberculose. Outros sintomas são: febre (mais freqüente ao entardecer), suores noturnos, falta de apetite, emagrecimento e cansaço fácil. O doente pode apresentar todos esses sintomas, mas pode ter somente uma tosse que às vezes até passa desapercebida. Muitas vezes as pessoas pensam que sua tosse é “comum”, porque são fumantes, ou que é uma bronquite ou gripe mal curada, e não dão importância.

Se você possui estes sintomas, procure um médico para averiguar o seu caso. Não fique na dúvida, cuide da sua saúde!

Fotos do evento: